sábado, 10 de dezembro de 2022

Hinódia no mundial do Catar

A introdução instrumental do hino do Uruguai é a mais longa dos 32 hinos nacionais na competição futebolística: 43 segundos exasperantes, quase tanto como a parte coral que dura 47.

Igualmente desmesurada mas não tanto é a introdução do hino do Brasil que dura 28 segundos antes dos 78 segundos em que se proferem sintagmas como margens plácidas | brado retumbanteraios fúlgidos | penhor dessa igualdade | raio vívido | impávido colosso | fulguras, ó Brasil, florão da América | o lábaro que ostentas estrelado | da justiça a clava forte.
Quero imaginar, por exemplo Raphinha, ou qualquer outro jogador, a explicar palavra por palavra o que acabara de cantar.
Quais egrégios avós, quais quê. Vendo melhor, a linguagem d' A Portuguesa é para pessoas simples.

Lembro-me, a propósito, de como a minha tia Emília, devota de missa diária que recitava o Credo de cor, ficava encalacrada quando lhe pedia que me explicasse o significado de «filho unigénito de Deus» ou o de «consubstancial ao Pai»...

Tudo isto para não falar, mas falo, do hino de Espanha, contido e austero, que vai por ali fora e se finda aos 49 segundos sem que os jogadores tenham oportunidade de abrir o bico. a)  Pois que não tem letra, o que o torna porventura no hino mais asseado do mundo.
__________________________________________________
a) Terça-feira, 06.Jul.2021, 20h55. No estádio de Wembley vai começar a primeira meia-final do Euro 2020, procrastinado para o ano seguinte por causa da pandemia, entre a Itália e a Espanha.
Na altura dos hinos, começando pelo de Espanha, o jornalista Óscar Cordeiro, da TVI, diz que os hinos «arrepiam sempre» e passa a palavra a Nuno Gomes, antigo craque da bola, hinologista nas horas vagas:
«Sem dúvida que é um momento arrepiante e para os jogadores com certeza com muito orgulho a cantar os seus hinos. É um momento de grande concentração.»

Pude confirmar o orgulho e a concentração dos jogadores espanhóis. Não sei o que Nuno Gomes achou do momento; por mim, não me lembro de ter ouvido um hino nacional cantado com tanta afinação e dicção tão irrepreensível... 
Viva España!