terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A educação de Laura*

Em "O último apaga a luz", RTP3, sábado, 04.Fev.2017, conta a mãe:
«Tenho uma filha que agora já saiu do secundário mas que esteve no secundário há pouco tempo … Há os livros obrigatórios e estes livros recomendados pelo "Plano" nunca são impostos. São sugeridos. Há uma lista grande, os miúdos escolhem, os professores ajudam a escolher; ou não. A minha filha*, por exemplo, com 14 anos sugeriu o "Naked lunch" ["Festim nu", na edição portuguesa], do William Burroughs, que é muito mais escabroso do que este ["O nosso reino", de Valter Hugo Mãe]. A professora primeiro disse-lhe que sim mas depois disse Veja lá que excertos é que escolhe para falar na aula. Mas achou que se ela tinha lido aquele homem da "beat generation" muito prá frente é porque ela gostava, era importante. E este paternalismo excessivo com as crianças pode ser que tenha uma vantagem, que é fazê-las ler o livro.» - minuto 06:50
Adiante minuto 17:00, reiterando a concordância com a inclusão de "O nosso reino" no ensino básico, «Eu acho que estava bem classificado. Eu acho que estava bem classificado.»

No Expresso de 04.Fev.2017, assumindo com autoridade institucional a má classificação do livro para o ensino básico, admite o pai:
«Se a minha filha* tivesse 13 ou 14 anos e lesse aquilo, provavelmente também ficaria chocada. A linguagem choca, sobretudo tendo em conta a idade.»

Mutatis mutandis, perdão, tomates dos Andes, faz-me lembrar o cigarro electrónico:
- a Priberam inala;
- a Porto Editora exala. **
______________________________________________________
A mãe de Laura descasou do Fernando e casou entretanto com um Gilson, mas não há-de ter sido por causa do Burroughs.

** Em tempo
Não sei em que dia posterior à presente publicação, a Porto Editora, lampeira e ladina, corrigiu a definição de "vapear", que em 07.Fev.2017 ainda era "exalar", passando-a para "inalar", o que me aniquilou a piada da comparação com a mãe Pedrosa que aceita e o pai Amaral que não recomenda. A PE reza agora o mesmo que a Priberam, ainda que eu vá mais por que no vapear tanto se inala como se exala.
Mas apesar da apreciável prontidão com que reagiu ao Plúvio, a PE ainda vai exalando nos esconderijos: vós vapeais  ...  tu vapeaste ...
17.Fev.2017