quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Notícias da peste, da cadeia e da vida, enquanto Trump não tomba

«Aproveitar* para também, parece que é importante, dar uma boa notícia, apesar de tudo, e que tem a haver com o valor do R que tem estado a diminuir de forma sistemática.»


//
«Pôs-se em fuga perto das 11 da manhã. Aproveitou um momento de menor vigilância, então**, para saltar as barreiras que separam os reclusos das visitas. Este homem pôs-se então** em fuga e foi então** auxiliado. Terá sido auxiliado por uma mulher que o esperava no exterior do estabelecimento prisional. Ambos puseram-se em fuga. As forças de segurança estão então** no encalço destes dois indivíduos que estão em fuga depois de uma fuga do estabelecimento prisional de Sintra.»

//
«A vida é o que acontece enquanto fazemos outros planos.»
Suponho que pouca gente reconhecerá de imediato a voz de Inês Meneses, a do incontinente e insuportável não é? — locutora radiofónica "do regime", transformada numa espécie de Pedro Chagas Freitas*** da intelectualidade pernóstica contemporânea desde que aninhou com Tozé Brito, das autoridades musicais mais sobrevalorizadas e medíocres da galáxia —, e palpita-me que ainda menos pessoas topem ali uma citação de John Lennon [Life is what happens to you while you're busy making other plans. - "Beautiful boy (Darling boy)", 1980]. E não fecho o parágrafo sem apostar em que a República Portuguesa, promotora da fita, não pediu autorização nem muito menos pagou "royalties".
Se me engano, castigo merecido.
_________________________________________
* Replicante paradigmático do pior português verbal que se possa imaginar, dificilmente este médico Sales, serventuário discreto da propaganda ministerial, escaparia ao contágio da pestilência, sem antídoto nem imunidade, grassante por todos os púlpitos da comunicação pública [política, jornalismo, igreja, desporto...], que é a moda de abrir a frase declarativa pelo infinitivo impessoal. Já poucos falantes, que ainda têm alguma noção de decência linguística, dizem hoje em dia
«Em primeiro lugar, os meus cumprimentos...», «Obrigado pelo convite. Antes de responder à sua pergunta, deixe-me corrigir...», «Boa tarde a todos. Quero dizer antes de mais que...», «Antes dessa questão, esclareço que...», «Aproveito também para...», etc.,
em vez das horripilâncias
«Em primeiro lugar, cumprimentar...», «Obrigado pelo convite. Antes de responder à sua pergunta, corrigir...», «Boa tarde a todos. Dizer antes de mais que...», «Antes dessa questão, esclarecer que...», «Aproveitar também para...», etc.
Haja decoro. 


Disenteria de petulância fragmentária prefaciada pelo príncipe do xarope lacrimoso, Valter Hugo Mãe.