segunda-feira, 6 de maio de 2013

John Le Carré, alguma gamártica...*

Cristina Margato foi a Londres conversar com John Le Carré a propósito do seu novo livro, "Uma verdade incómoda". Entrevista suculenta. Escusava, ou alguém por ela, era de ter traduzido “audience” [público, espectadores, plateia] por “audiência”.
_____________________________
* … e outras aparentes aparências.  
Com o Expresso da Margato ainda fresco nos escaparates, vem o à última da hora Nuno Artur Silva, pelas 00:04 de 28.Abr.2013, dizer de Lisboa «Muito bem, então, aparentemente parece que o Partido Socialista está unido», replicando-lhe de Santa Maria da Feira, dois minutos depois, o a-be-so-lu-ta-men-te** Pedro Marques Lopes «A união do partido que aparentemente parece grande…» [Eixo do Mal, SIC Notícias, 28.Abr.2013]
Uma semana volvida, na Revista do Expresso e sem sair do eixo, é a Clara Ferreira Alves do brinco direito** que não sabe – “O novo e os velhos do PS” - que é «preferir receber a reforma a receber o salário» e não «preferir receber aquela do que este», e o eis que senão** Luís Pedro Nunes a confessar – “Acabou a sida!” - que «sou dos que me safei» em vez de «sou dos que se safaram».
Não bastando, até o excelso Gonçalo M. Tavares escreve na NM de ontem – “Obediência, miocárdio e medicina” -  o contrário do que queria, que era «ir ao encontro da sua ética» e não «de encontro a ela»…
E andamos nisto.
** Tiques. Desta vez, só escapou, basicamente, o Daniel Oliveira.