quarta-feira, 18 de maio de 2016

Encoberto no cenário

Lembram-se disto
Era a campanha para as legislativas de 04.Out.2015 em que António Costa haveria de ser humilhantemente derrotado.
Nessa altura, em 30.Ago.2015, Maria Filomena Mónica [MFM] dera uma extensa e sumarenta entrevista ao jornal i. *
i- Falou de Passos Coelho e de Sócrates. De Seguro diz que era um totó. E António Costa?
MFM- Está a fazer uma campanha desastrosa. Nunca leio programas, não preciso, prefiro que me digam nos jornais ou na televisão como é que eles vêem o mundo. E não vejo uma visão muito diferente, no caso do António Costa, da visão do Passos Coelho. O que acontece é que, no meio da crise, o que eles têm é de gerir. Mesmo assim, o António Costa deveria dizer ao seu eleitorado socialista o que o preocupa genuinamente e o que vai fazer. Não é dizer ‘vou criar não sei quantos postos de trabalho’, depois afinal já não é criar, é uma estimativa. Isto são coisas pequeninas que fazem as pessoas desconfiar. A cena dos cartazes em si até nem tem uma grande importância, suponho que em todos os países se arranjem cartazes lá na instagram ou como se chama.
i- Nos bancos de imagens.
MFM- Isso. Simplesmente aquelas eram particularmente infelizes porque diziam ‘Eu sou desempregada’. E depois aquilo ficou assim tudo numa névoa, num pântano. E agora ele aparece no cartaz cor-de-rosa! Não percebo o que lhes passou pela cabeça para fazerem aquele cartaz! Não acredito que o António Costa tenha a menor vergonha em assumir que tem sangue indiano, até porque ele tem orgulho no pai. Fazem-no branco para quê? E os jornais não falam nisso porquê? Porque têm medo de serem apelidados de racistas? Não tem explicação! Não me tem atraído, não me convenceu ainda a votar nele.
i- Nem noutros candidatos?
MFM- Não, na direita não voto, nunca!
[Links e negritos meus]

Estava ontem à tarde a zapar na tv — Camões, grande Camões …  —, eis que se me depara o Primeiro-Ministro; mas confesso que só o vi depois de ter reparado na porta.
Foi aí que me acudiu à lembrança uma definição que trago decorada desde os primeiros tempos de liceu:
Mimetismo - «Fenómeno de imitação que se observa em certas espécies animais que tomam a aparência do meio em que se encontram.»

______________________________________
* Conversa inteira: