terça-feira, 12 de março de 2019

Bem-vindos ao país cristino [3] *

«[...] o primeiro-ministro de avental, a fingir que cozinhava uma caldeirada em seis minutos e meio, com aquela mulher sempre aos guinchos, excitadíssima por ter ali no estúdio, em peixe e osso, "quem nos dirige" [...] **
Por fim, há uma espécie de cumplicidade pequeno-burguesa, uma 'coziness' familiar indisfarçável entre todos eles e tudo aquilo: a criatura, o malabarista, o 'décor', a cataplana, a legítima, os guinchos, os larilas, as inutilidades, a 'fama' e os votos.
[...]
Estou a olhar para uma fotografia do futebolista Ronaldo.*** Vem a avançar para a câmara, de mão dada com uma rapariga (sua namorada ou mulher, suponho), ambos sorrindo, com um pequeno batalhão de fotógrafos atrás de si e um polícia abrindo caminho. Parece a imagem perfeita do 'sucesso' e da 'fama', do 'estrelato' e do 'cor-de-rosa'. [...]»
_________________________________________________________

** António Costa, "O Programa da Cristina", 05.Mar.2019, Entrudo:

*** Madrid, 22.Jan.2019
«O futebolista português Cristiano Ronaldo reconheceu hoje culpa de quatro crimes de fraude fiscal, num tribunal de Madrid, onde acordou pagar uma multa de 18,8 milhões de euros, escapando a uma pena de prisão de 23 meses.»
Comete quatro crimes, paga uma mancheia de milhões**** em substituição do cárcere, e ri. Ri, triunfante. O Presidente da República e o Primeiro-Ministro de Portugal adoram-no.

**** Por falar em milhões, pelo aqui visto a moça trata-se bem.