segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O padre Anselmo Borges

Entre 2017 e 2019 houve em Portugal três eleições gerais: autárquicas, europeias, legislativas.
Joaquim, cidadão simples de Resende, não falha um acto eleitoral.
Se um jornalista lhe perguntar qualquer coisa como
- Saímos há pouco tempo de uma sucessão de eleições em Portugal. O senhor votou?,
não espantará que responda qualquer coisa como
- Isso nem se pergunta! Eu voto sempre, e gostava de perceber porque há tanta gente que não vota.
18 palavras.

No extenso bate-papo no Diário de Notícias de 21.Dez.2019 a propósito de "Conversas com Anselmo Borges - A Vida, as Religiões, Deus" [33 entrevistas feitas por 33 plumitivos da praça. Gradiva, Setembro de 2019], o jornalista João Céu e Silva pergunta
- Saímos há pouco tempo de uma sucessão de eleições em Portugal. Votou?
Resposta: 
- Exerço sempre o meu direito e dever cívico de votar. Penso aliás que é necessário debruçar-se atentamente sobre as razões da percentagem tão elevada de abstenção nas eleições, não comparecendo sequer nas mesas de voto.
35 palavras.
Também não espanta, ainda que para dizer «voto sempre» precise de 10 palavras. Afinal, Anselmo, que mantenho por aqui etiquetado, é cidadão complexo de Resende, padre, professor, ensaísta, filósofo, teólogo. No fundo, um profissional do pensamento mágico.

Quem não perde de vista o padre Anselmo é o — três virtudes de rajada — sapiente, intratável e ferrabrás Orlando Braga, «português, portuense, portista, nacionalista, monárquico, conservador, cristão»; nada menos do que sete defeitos...
Veja-se esta amostra:
«[...]
O Anselmo Borges é objectivamente um inimigo da Igreja Católica. Ou então, é burrinho e não se dá conta das suas (dele) contradições.
[...]
A missão (satânica) do papa Chico e dos seus sequazes (entre os quais o Anselmo Borges) é a de protestantizar a Igreja Católica.
[...]
Para os actuais gnósticos e puritanos (da laia do Anselmo Borges e do papa Chicozinho), é muito melhor rezar num palheiro do que numa catedral gótica, pela simples razão de que a catedral é bela e de construção dispendiosa: para os novos gnósticos e puritanos, a beleza física é um símbolo falso e sensual que se interpõe entre o intelecto e o objecto de adoração (o deus deles).
[...]»



Eternamente incapaz de emblema na lapela, agradecerei sempre a quem me faz pensar.