domingo, 12 de agosto de 2012

Acordo Ortográfico [67]



[…] Metade do período de transição já lá vai e o caos anda por aí. Sim, por aí. A óptima notícia é esta: a suspensão do AO90 devolverá intactos os contactos perdidos.»
Francisco Miguel Valada, “Um pouco mais de rigor, sff | Público, 11.Ago.2012

«[…] O caos é visível em alguma comunicação social, em instituições e na escola, discutindo já os alunos mais velhos a razão de ser das "novas minúsculas" e o desaparecimento geral das consoantes mudas. Com efeito, em textos escolares, em documentos oficiais, em legendas ou em notícias surgem palavras como "expetativa", "expetante", "contato", "contatámos", "de fato", "impato", "tato", "jato", "pato", entre muitas outras […]»
Maria do Carmo Vieira, “Malefícios no ensino do Português| Público, 08.Ago.2012

«[…] porquê estas alterações, que implicam a desestabilização da ortografia com a introdução de milhares de novas facultatividades - leia-se também: ambiguidades - e com a invenção de "regras" absurdas e impossíveis de seguir, pois mais não são do que a consagração das excepções e dos erros? Ora, porque sim e está tudo dito.
Já sabemos que o destino de tudo no Universo é a entropia, mas será necessário dar um empurrão tão grande à ortografia da nossa língua? Temos uma ortografia que não é perfeita (aliás, nenhuma língua tem uma ortografia perfeita), mas introduzir mudanças aleatórias não significa melhorá-la. Muito pelo contrário. […]»
Hermínia Castro, “Ortografia no Verão| Público, 05.Ago.2012