terça-feira, 1 de outubro de 2019

Tolentino, o gato que rosna e outras inquietações

"Desassossego" é um programa da RTP 2 em que Maria João Seixas [MJS], que gagueja mil vezes melhor do que a dra. Joacine — heroína de «O sem precedente», coisa inenarravelmente pretensiosa, desconchavada, oportunista e mal escrita* — conversa aos serões de domingo com um convidado.
No primeiro episódio, em 22.Set.2019, compareceu o arcebispo de Suava, José Tolentino Mendonça [JTM], que receberá em Roma a púrpura cardinalícia** no próximo sábado, 5 de Outubro
Conversa de crentes.
MJS- Eu gostava de ser imortal.
JTM- Mas a Maria João é imortal.
MJS- Ó meu amigo!...
...
JTM- Eu lembro-me ... quando morreu o meu pai ... e lembro-me de um gato ter vindo rosnar*** aos meus pés e aquietar-se ali.

Morte por morte, interrogação por interrogação, gostei mais da conversa com José Pedro Serra [JPS]:
JPS- Mortes para as diversas ilusões ... Aprendizagem de um despojamento interior ... Mas este discurso sobre o despojamento pode ainda ser uma máscara de grande vaidade ... A ressonância autêntica de tudo isto dá-se interiormente ... Há aqui uma aprendizagem difícil ... Isso é magnífico para mim, faz parte da tal glória. 
MJS- Eu é mais Glória a Deus nas alturas...
...
JPS- Quem somos? ... Quem é Deus? ... O que morre, quem morre, quando morremos? ... Quem, afinal, eu sou? Eu não sei.

Nem eu.
___________________________________
* Ao ver a linda figura que Rui Tavares faz neste bordel inclusivo receio bem que os deuses me não desculpem de em 26 de Maio último ter votado nele para o Parlamento Europeu. Debalde, aliás.

** Mais um panasca na Cúria?

*** Na minha terra rosnam os cães e os felinos ronronam.