sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Leite frívolo faz bem à febre

Vivemos permanentemente na vanguarda. Não há outro tempo.
O que não impede que com o comando inoperativo se recorra a um fuzileiro para sintonizar a TV ou, quando a pilha do relógio acaba, se dê corda aos sapatos para ver as horas nele. Nada de comparável, porém, com o doutor Mira que acertava tão em cheio nos diagnósticos que os diagnósticos caíam fulminados enquanto ele aproveitava para bater em retirada que nunca apresentava queixa, sendo sabido que sem queixa da retirada a justiça não pode intervir, pois, tal como o azeite, a truta comes always up. Quanto à obesidade, trata-se de patologia de perímetro abdominável de que a bariatria trata.
Nisto, be bica fé nazareias da Nazaré, ou seja, bica e café. A seguir, ia para comprar uma chávena suíça mas acabei por comprá-la na Itália à Natália, e nunca por nunca seria eu a agravar o estigma do Sado chamando-lhe rio masoquista, coisa que Aga Khan* jamais consentiria. Aprendi que quando estamos com pressa nada como um maracujá — o maraculogo leva tempo a descascar e quando vamos embora, embora contrariados, há que ter cuidado porque o dicionário diz que "ir à vida" pode ser o mesmo que morrer e que mudança de residência é sempre mudança de morada. Nestas circunstâncias acode-me à lembrança o desgraçado que não resistiu às manobras de reanimação com que o INEM tentou durante duas horas salvá-lo.
* Voz de além:
Aga quem?
Foi em tais lucubrações que descobri certas e indeterminadas coisas: a letra do contra-rótulo das garrafas raramente é garrafal, crítico de críquete dá ares de profissão engraçada, mas só ao levantar-me de cagar é q'li «Clique no autoclismo» e pensei «Tempos modernos...»**. A propósito de clicar,  sempre que o sistema operativo arranca o computador diz-me «Bem-vindo» e eu acho que o que ele devia era dizer «Bem-windows». Como diz o outro, «Antes alfa pendular do que ómega irregular». Agora e sempre, nada como tu comigo e eu contíguo. E se o povo não diz devia dizer: «Na vida não há mal que sempre dure e na feira farinha que não dê em farture.»
Tenho um metro e sessenta e sete mas desconfio de que não é só por isso que me puseram a alcunha de "Acrónimo, o minorca, palíndromo de si mesmo".
Sendo certo que todo o bom alibi iliba, é bastante provável que a inspiração glugluglugluglu debaixo de água  — quando Chove é diferente — não seja grande coisa e que a seguir a um 2 mil e 20 bissexto venha um 2 mil e 21 bissétimo, posto o que não posto mais nesta frivolidade, ai, Manuela!
E para que não digam que Plúvio não está sub til, tomem:
~
____________________________________________
** Sofisticação tecnológica vs. arqueologia linguística:
Puxar?   |   Puxar?

Isto, sim, era puxar.