sexta-feira, 26 de junho de 2020

António Costa aldraba nos testes? *

«Se há países que testaram 20 mil pessoas por milhão de habitante (sic), é difícil comparar com um país como Portugal que já testou 108 mil pessoas por milhão de habitante (sic).»

Quererá, pois, AC fazer crer que terão sido testados em Portugal mais de um milhão de indivíduos, considerando uma população de, arredondando, 10 milhões e duzentos mil.
Desde o início das contagens [Mar.2020] foram feitos em Portugal 1.102.066 testes**, numa população de 10.196.990 pessoas**. O primeiro-ministro quis inculcar a ideia de que já foram testados cerca de 10% dos portugueses, sem que nenhum jornalista o instasse a esclarecer.
Atendendo a que na generalidade dos, nesta altura, 40.866 de casos de Covid-19 em Portugal**, cada infectado passou/passará por três ou quatro testes, no mínimo, [já agora, na casa dos 80 euros cada teste], e considerando a quantidade indeterminável de gente que sob os mais diversos pretextos e nas mais diversas circunstâncias vem repetindo testagens, palpita-me que não chegam a 300 mil as pessoas testadas em Portugal, isto é, nem 3% da população. Por exemplo, eu, que sou hiperpopular e moro num concelho em estado de calamidade, só conheço uma***.

* Sim, acho que António Costa aldraba, tal a fúria propagandística que o anima.

Fica a pergunta que fiz um destes dias e não encontro respondida em lado nenhum: quantas pessoas, afinal, foram testadas?
Atrevo-me mais: será que alguém sabe?
_____________________________________

*** Deu negativo; festejei com um pratinho de caracóis e duas imperiais.