domingo, 27 de outubro de 2013

Para que se relembre e conste

Amadeo de Souza-Cardoso só viveu de 14 de Novembro de 1887 a 25 de Outubro de 1918. Se isto é um Deus justo, vou ali, já venho.  

À velocidade da inquietação” – ganda título - é um documentário de 58 minutos redentores escrito por Anabela Almeida e realizado por António José de Almeida que compôs igualmente a música, “Amadeo”. Foi estreado na RTP2 em 11.Dez.2012 e entretanto objecto de algumas reemissões.

A locução esmerada é de Inês Meneses, Paulo Rocha e Pedro Ramos e tem lá dentro a depor, entre estimáveis e competentes pessoas, a Maria Helena de Freitas, mulher linda de fala encantadora, nascida em Lisboa em 1958.

As cartas que Amadeo escrevia deixam-me siderado. Como é que, por exemplo, se podiam dizer aos 19 anos coisas daquelas e naquela deslumbrante letra-charrua? E a carta ao irmão António, a poucos meses de, fez agora 95 anos, a gripe espanhola o levar, céus!?

_____________________________

Há quem queira acabar com a RTP2. Meus ricos e bem aplicados impostos. Porque não acabam antes com as Forças Armadas, hã? Isso, sim, é que seria poupança na despesa do Estado e ganho na decência da Civilização.