quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Hendecassílabos

[Se 'monossílabo' tem 5 sílabas, 'hendecassílabo' não deveria ter 55? Vá lá uma pessoa entender o mundo.]

despes o avental da tua nudez
nos olhos acendes dois pontos de mel
ponho o televisor no canal Suez
enquanto no sangue me arde um corcel
anda amor vem antes de que o sono vença
desabotoar o prestes do desejo
mas não te esqueças de trazer da despensa
a tal garrafa e dois nacos de queijo

- O queijo é no frigorífico, amor.
- Tens razão, amor. Essa conversa do hendecassílabo - eu digo undeca ... - faz-me lembrar o c de cedilha. Por que raios a palavra 'cedilha', em que o c de cedilha faria o mais pleno sentido, não se escreve com c de cedilha, chiça?
- 'Chiça', cá está. Ainda te apetece foder, amor? E se abríssemos a garrafa para empurrar o queijo?
- Eu até que abria, amor, se tivesses trazido saca-rolhas.
- Eu vou buscar, amor.
- És um anjo, amor. Parece que vão deixar de dobrar o canal Suez.
- Isso é o Odisseia, amor, e não é Suez, é do Suez; mas ainda bem: a legendagem é mil vezes preferível. Também vão deixar de dobrar o História e o Bio.
- É um alívio não termos de pôr o despertador.
- Férias é bom, amor. Preciso de ir dar uma mijinha.
- Aproveita e traz o saca-rolhas.
- OK, amor, não adormeças.