sexta-feira, 9 de março de 2012

The Art of Video Games *

«[…]
É certo que não podemos usar uma tripla combinação de botões para fazer Raskolnikov matar mais velhinhas, mas, noutras formas artísticas mais aceites, a participação do público (no teatro burlesco ou em certas instalações de arte conceptual, por exemplo) é encorajada. O jogo de computador exige escolhas do jogador que o filme e o romance não exigem do espectador e do leitor; mas a imaginação que concebe essas escolhas e as respectivas consequências não abdica necessariamente do seu controlo autoral.
Parte da dificuldade em resolver adequadamente o debate reside na instabilidade dos termos utilizados. Alguns milhares de anos e milhares de páginas depois de Aristóteles, uma definição clara do que constitui uma "experiência estética" ou uma “obra de arte” continua a ser inalcançável.
[…]
talvez as definições de "experiência estética" tenham de sofrer mais uma desestabilização, passando a incluir desidratação, ressaca e o atirar de uma consola contra a parede debaixo de uma chuva de impropérios.»

Rogério Casanova, "Game over. Restart." | Público/Ípsilon, 09.Mar.2012

 

________________________